Lançamento Rota Turística Caminhos de Lomba Grande

Lançamento Rota Turística Caminhos de Lomba Grande

No dia 02 de abril, data, alusiva às comemorações de aniversário da cidade,ocorreu o lançamento da rota turística Caminhos de Lomba Grande. 
O projeto possui os pilares da CULTURA, NATUREZA & GASTRONOMIA para formar sua identidade turística e filosofia de trabalho, que visa proporcionar experiências com produtos e serviços alinhados aos desejos dos turistas.
Confira nesse artigo um pouco mais deste destino surpreendente.

Por Luciana Quaiato - Turismóloga

O Vale Germânico é aquela região que está sempre se reinventando. Muito mais do que receber visitantes o ano todo e encantar com a sua diversidade, o turista que visita os seus 14 municípios percebe que a cada estação é como se um novo destino desabrochasse, com suas peculiaridades, cenários que misturam o tradicional ao moderno, perfumes, cores e sabores.

            Neste caminho de se ressignificar, existe um “recanto” em Novo Hamburgo chamado Lomba Grande; que de pequeno não tem nada e não é somente pelo adjetivo de seu nome, mas sim pela força na agricultura, pela diversidade cultural, as belas paisagens que encantaram os primeiros imigrantes alemães que lá se instalaram e como não podia deixar de ser, a farta gastronomia.

            Com todos esses atributos e muitos outros, recentemente a rota turística Caminhos de Lomba Grande foi estruturada. Com 13 empreendimentos que fortalecidos pelo trabalho em conjunto oferecem produtos e serviços diversificados, mas que se complementam e proporcionam ao visitante momentos memoráveis de lazer e descontração em contato com a natureza.

            Ficou curioso para conhecer um pouco mais deste destino surpreendente, então se prepare e vamos lá. Mas já aviso, reserve mais do que um dia, porque por lá as vivências vão te fazer esquecer a pressa e o corre-corre diário

            Comece pelo centrinho de Lomba Grande e contemple a arquitetura dos casarões da avenida João Aloysio Allgayer, muitas delas construídas no século passado, assim como a Igreja católica São José, com belos vitrais em seu interior e no jardim, o coreto dos tempos em que bandinhas animavam as festas da localidade. Perto dali está a Igreja Luterana, uma das mais antigas do Estado, onde o seu interior e arredores já foram cenário para gravações do filme A Paixão de Jacobina.

            Se a intenção é fugir do calor do verão, passe o dia no Eco Parque da Lomba - @ecoparquedalomba. Localizado bem próximo a Igreja Luterana, o Parque funciona de novembro a março, diariamente e oferece piscinas, quiosques, churrasqueiras, lancheria, quadras de esporte e toda a infraestrutura para garantir momentos de lazer e descontração.

            Já ouviu falar de plantoteca? Isso mesmo, a Plantoteca - @plantoteca é um espaço que reúne uma diversidade enorme de plantas de todos os continentes e de diferentes biomas, além de difundir práticas de sustentabilidade e preservação ambiental. Atendimento somente sob agendamento.

            Que tal antes do almoço conhecer o processo artesanal da produção de cachaça e ainda ao final participar de uma degustação sensorial? Isso pode ser vivenciado na Invito Cachaçaria - @cachacainvito, um estabelecimento familiar que investe na produção em pequena escala, sustentável e ecológica, em ambiente privilegiado com vista panorâmica.

Opções gastronômicas não faltam:

            O Perdigueiro Restaurante - @operdigueirorestaurante, um lugar aconchegante com jeitinho de casa de vó e com aquele sabor que ativa as memórias de infância. Seja no almoço colonial ou com a piza a noite, não deixe de experimentar a Spritzbier, uma bebida tradicional a base de limão e gengibre, feita pela família, com a mesma receita desde o século passado.

            Outra opção que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Café Colonial Lomba Grande - @cafecoloniallombagrande , com mais de 60 itens, é o autêntico café colonial, servido na mesa e com produtos da região.

            Para quem quer passar o dia ao ar livre, ter contato com animais, com atividades direcionadas para as crianças e ainda saborear uma boa gastronomia, precisa conhecer o Sítio 3 Figueiras - @sitio3figueiras e o Suns da Lomba - @sunsdalomba , ambos os espaços trabalham com atendimento sob agendamento pois a cada final de semana é oferecido uma proposta diferente.

            Se a intenção é vivenciar a autenticidade da cultura rio-grandense, então nas terças-feiras a noite visite a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - @sociedadegauchadelombagrande, saboreie a culinária campeira e dance em um dos mais antigos centros de tradições do Estado.

            Os apaixonados por cerveja tem lugar garantido para o happy hour, no biergarten da Cervejaria Vale 4 - @querovale4, a dica aqui é chegar cedo e apreciar o pôr do sol, degustando os diversos estilos de cervejas da casa, acompanhados de petiscos.

            Depois de um dia cheio, nada melhor que uma hospedagem tranquila, associada a vivências de bem-estar e relaxamento, então não deixe de fazer a sua reserva no Sítio Pé na Terra - @sitiopenaterra . Um local com mais de 40 anos de história e preservação da natureza, ideal para descansar, se conectar com a natureza e com um estilo de viver amoroso. O Sítio recebe grupos para retiros e cursos.

            Se gostou dos sabores do “Caminhos de Lomba Grande” e ficou com vontade de reviver em casa essas delícias, então antes de partir não deixe de fazer aquele lanchinho rápido e adquirir as delícias do Amigos da Terra Casa Natural e Café - @amigosdaterracasanatural . Um ambiente acolhedor, com grande variedade de produtos orgânicos, integrais, artesanais, sem glúten, sem lactose e veganos. Aqui também é possível adquirir o Mel Lomba Grande - @kuhnanselmo, produzido a partir de diversas floradas, com texturas e sabores exclusivos que já lhe garantiram diversos prêmios.

            Ou ainda tome um caldo de cana apreciando o pôr do sol na fruteira A Tenda - @fruteira_atenda, o endereço dos sabores. Com frutas e verduras frescas, abastecidas diariamente, sendo parte delas da localidade. Assim como produtos coloniais: queijo, salame, linguiça, torresmo, galinha caipira, congelados que facilitam seu dia. Produção própria de biscoitos, geleias, conservas, bolos e cucas caseiras que te remetem às lembranças da infância.

            Por fim, entre um passeio e outro, participe dos eventos locais, caminhe ou pedale despretensiosamente por suas estradas bucólicas e se surpreenda com o “Caminhos de Lomba Grande”.

            Mais informações em @caminhosdelombagrande

Imagens