PADRE REUS EM SÃO JOÃO DO DESERTO
PADRE REUS EM SÃO JOÃO DO DESERTO
Na crônica da semana passada conhecemos um dos tesouros relatados pela Sra. Nair Haubert, tradicional moradora de São João do Deserto. Hoje, vamos conhecer outro depoimento impressionante sobre uma visita realizada pelo então Padre João Baptista Reus a esta localidade, provavelmente na década de 1910. Assim, ela o descreve:
“Esta história foi a mim relatada pelo meu sogro André Haubert. Certa ocasião, ele encilhou o seu cavalo para se deslocar até São Leopoldo em busca de um Padre no seminário do Cristo Rei. Acontece, que naquela época Lomba Grande não tinha um padre definido. O motivo teria sido que uma mulher nova da família dos Cornelius,estava em seus últimos momentos de vida e necessitava receber a extrema-unção. Ao retornar em companhia deste Padre e chegando no topo do morro da comunidade, o mesmo parou o seu cavalo e observando a paisagem do lugar teria dito: AQUI VAI SER UM LUGAR SANTO. Mais tarde, descobriu-se que aquele Padre Jesuíta que veio em uma missão pastoral, se tratava de João Baptista Reus S.J. - um santo da qual sou devota”.
Acreditamos que quando emergem histórias de tal conteúdo, provavelmente tenham intima relação do porquê São João do Deserto ter dedicado à sua capela a São João Baptista.
Padre Reus nasceu em Pottenstein em 10.7.1868 - Fez-se Jesuíta em 16.10.1894 – Veio ao Brasil em 15.9.1900 – Faleceu santamente em 21.7.1947 em São Leopoldo – Início de seu processo de Beatificação em 25.6.1953. – Autor Aurélio Strack.
Registro na foto de seu autógrafo em 1907.E
Imagens
RELACIONADOS
Leia também